As chamadas reações químicas de simples troca podem ser denominadas ainda de reações de deslocamento. O princípio desses processos químicos é o de que um determinado átomo desloca outro átomo presente em certa substância composta, o que resulta em uma nova substância química. Veja um esquema geral de uma reação de simples troca:
Equação geral de uma reação de simples troca
Observando o esquema da equação geral de uma reação de simples troca, podemos concluir que nela sempre teremos um mesmo padrão de substâncias nos reagentes e produtos:
-
Reagentes: uma substância simples (X) e uma substância composta (YZ);
-
Produtos: uma substância composta (XZ) e uma substância simples (Y).
Neste texto, vamos falar sobre as reações de simples troca com metais. Com base no esquema acima, os metais seriam X e Y. Em uma reação desse tipo, o metal da substância composta é deslocado (trocado) pelo metal da substância simples.
O resultado de uma reação de simples troca entre metais é sempre a formação de uma nova substância composta que possui o metal que estava na forma de substância simples e uma substância simples com o metal que fazia parte da substância composta. Na equação a seguir, podemos observar como ocorre esse processo:
Trocas ocorrendo em uma reação de simples troca
Observação: Um metal X somente consegue deslocar um metal Y presente em uma substância composta se ele for o mais reativo. Para saber se um metal é mais reativo que outro, basta conhecer a ordem decrescente de reatividade dos metais:
Li>Rb>K>Cs>Ba>Sr>Ca>Na>Mg>Al>Zn>Cr>Fe+2>Cd>Co>Ni>Sn>Pb>Fe+3>H+>Cu>Hg2+2>Ag> Pd>Hg+2>Pt>Au
Veja alguns exemplos de reações de simples troca com metais:
-
Reação entre o Mg e o FeCl3
3 Mg + 2 FeCl3 → 3 MgCl2 + 2 Fe
Analisando a ordem decrescente de reatividade, o Mg é mais reativo que o elemento Fe presente na substância composta, o que causará o deslocamento do Fe provocado pelo Mg. Como o Mg apresenta carga +2 na forma de cátion, ao se unir com o Cl, que tem carga -1, a fórmula da substância será MgCl2.
-
Reação entre o Al e o HCl
2 Al + 6 HCl → 2 AlCl3 + 3 H2
Analisando a ordem decrescente de reatividade, o Al é mais reativo que o elemento H presente na substância composta, o que causará o deslocamento do H provocado pelo Al. Como o Al apresenta carga +3 na forma de cátion, ao se unir com o Cl, que tem carga -1, a fórmula da substância será AlCl3. O H tem índice 2 na sua fórmula porque não é um metal e forma, assim como quase todos os ametais, compostos simples com dois átomos.
-
Reação entre o Au e o CaBr2
Au + CaBr2 → não ocorre a reação
Analisando a ordem decrescente de reatividade, podemos observar que o Au é menos reativo que o elemento Ca presente na substância composta, logo, não haverá o deslocamento do Ca provocado pelo Au.
-
Reação entre o Cr e o PbSO4
2 Cr + 3 PbSO4 → Cr2(SO4)3 + 3 Pb
Analisando a ordem decrescente de reatividade, podemos observar que o Cr é mais reativo que o elemento Pb presente na substância composta, o que causará o deslocamento do Pb provocado pelo Cr. Como o Cr apresenta carga +3 na forma de cátion, ao se unir com o SO4, que tem carga -2, a fórmula da substância será Cr2(SO4)3.
-
Reação entre o Hg e o HNO3
Hg + HNO3 → não ocorre a reação
Analisando a ordem decrescente de reatividade, podemos observar que o Hg é menos reativo que o elemento H presente na substância composta, logo, não haverá o deslocamento do H provocado pelo Hg.
-
Reação entre o Ni e o AgBrO2
Ni + 2 AgBrO2 → Ni(BrO2)2 + 2 Ag
Analisando a ordem decrescente de reatividade, podemos observar que o Ni é mais reativo que o elemento Ag presente na substância composta, logo, haverá o deslocamento do Ag provocado pelo Ni. Como o Ni apresenta carga +2 na forma de cátion, ao se unir com o BrO2, que tem carga -1, a fórmula da substância será Ni(BrO2)2.
Por Me. Diogo Lopes Dias
Videoaula relacionada: