Sabemos que a Química, assim como as demais ciências, foi construída pelo trabalho de muitos que se dedicaram à formação do conhecimento da humanidade. Mas, ainda assim, existiram alguns cientistas que se destacaram e que foram decisivos para a construção do conhecimento.
Apesar de algumas descobertas terem contado com a sorte, a maioria dos resultados obtidos por esses cientistas foi consequência de anos de trabalho e estudos com afinco, muitas vezes colocando a ciência acima da própria vida e dos desejos pessoais.
Por isso, esta seção tem como objetivo homenagear esses cientistas cujo trabalho árduo representou tanto para o densenvolvimento da Química como ciência. Os textos desta seção trarão não somente as descobertas e contribuições científicas, mas também relatos da vida pessoal, tais como onde eles nasceram, detalhes da trajetória de vida, problemas pessoais que tiveram que enfrentar e como ocorreu a morte deles.
Você observará que a grande maioria dos grandes cientistas apresentados é do sexo masculino. Isso ocorre porque, infelizmente, ainda nas primeiras décadas do século XX, a ciência estava culturalmente definida como uma carreira imprópria para a mulher. Mas há também nomes femininos famosos, como Marrie Currie, ganhadora de dois prêmios Nobel, um de Física (1903) e um de Química (1911).
As informações que você encontrará nesta seção são valiosas e servem de inspiração para os prospectivos cientistas do futuro.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química