O colesterol é substância química pertencente ao grupo dos esteroides, isto é, alcoóis de alto peso molecular, denominados de zoosteróis por serem sintetizados pelo próprio organismo animal. No caso do ser humano, o colesterol é sintetizado pelo fígado, órgão que produz cerca de 75% do colesterol utilizado no nosso organismo.
Estrutura molecular do colesterol
O colesterol é um álcool, ou seja, apresenta um grupo OH ligado a carbono saturado, porém a maior parte de sua estrutura (como observado acima) é composta apenas por átomos de carbono e hidrogênio, o que confere a ele uma característica apolar.
Como é uma molécula apolar, o colesterol apresenta intensa dificuldade em dissolver-se na água, portanto, é um composto lipossolúvel. Por isso, o colesterol não é encontrado apenas no sangue e pode ser encontrado em qualquer tecido do corpo humano.
Tipos de colesterol
Para que o colesterol seja transportado pelo sangue até os tecidos, é fundamental que ele esteja dissolvido. Como é insolúvel em água, esse tipo de álcool é transportado pelo sangue na forma de lipoproteína, ou seja, o colesterol associa-se a um fosfolipídio e a uma proteína.
Por esse motivo, durante a produção do colesterol no fígado, ele adere a diferentes combinações de fosfolipídios e proteínas, o que faz surgir diferentes tipos de colesterol, como:
⇒ LDL (sigla do inglês para Low Density Lipoprotein, ou proteína de baixa densidade): tem por principal característica o fato de apresentar uma maior quantidade de gordura que de proteína. Sua função é levar o colesterol até os tecidos.
⇒ HDL (sigla do inglês para High Density Lipoprotein, ou proteína de alta densidade): tem por principal característica o fato de apresentar uma maior quantidade de proteína que de gordura. Sua função é levar o colesterol dos tecidos até o fígado, para posterior excreção.
Funções gerais do colesterol no organismo
De uma forma geral, o colesterol é uma substância de alto nível de importância para o organismo humano, já que apresenta diversas funções, como:
→ Participa da construção e manutenção das membranas das células;
→ Participa na fabricação da bile;
→ Participa no metabolismo de todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);
→ É utilizado como precursor (substância-base para a síntese de outra) de todas as classes de hormônios do organismo, como a progesterona, o cortisol, a testosterona, etc.
Colesterol bom e colesterol ruim
Os chamados colesterol bom e colesterol ruim, ou HDL e LDL, devem estar em níveis adequados no organismo
Quando se discute o assunto colesterol, muito é comentado sobre os populares “colesterol bom” e “colesterol ruim”. Nesse caso, essa é uma referência ao o HDL, que é o colesterol bom, e ao LDL, que é considerado o colesterol ruim.
O HDL é considerado um colesterol bom porque tem a função de fixar moléculas de gordura no interior das células para que sejam levadas até o fígado e, posteriormente, excretadas pelo nosso organismo.
O LDL é considerado um colesterol ruim, pois tem a função de retirar o colesterol do interior das células. A presença de excesso de gordura no interior da célula leva à formação de radicais livres, os quais são tóxicos ao organismo.
Níveis ideais de colesterol
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é sempre interessante manter os níveis de colesterol total, de HDL e de LDL, no organismo de um indivíduo da seguinte forma:
→ Colesterol total: abaixo de 200 mg de colesterol por decilitro de sangue (200 mg/dL);
→ HDL: acima de 35 mg por decilitro (35 mg/dL);
→ LDL: abaixo de 130 mg por decilitro (130 mg/dL).
Caso os níveis de LDL estejam altos no sangue, aumenta-se a chance de o colesterol ser acumulado nas paredes das artérias, provocando uma doença chamada de arteriosclerose, a qual pode dificultar ou bloquear a passagem da corrente sanguínea.
Representação de um vaso sanguíneo com deposição de gordura
Ações que ajudam a reduzir os níveis de colesterol
A seguir, seguem algumas ações cotidianas e hábitos alimentares que podem auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol no organismo, fazendo com que eles estejam dentro de uma normalidade, principalmente com relação ao HDL:
Alimentos que auxiliam na diminuição na taxa de colesterol
- Diminuição do consumo de carne vermelha, principalmente frita;
- Maior consumo de carnes brancas (como peixes e aves);
- Maior consumo de queijos brancos;
- Maior consumo de frutas como a maçã;
- Consumo de frutas cítricas (como uva, laranja e limão);
- Maior consumo de fibras (como as presentes no feijão e na aveia);
- Praticar atividade física regularmente (sempre com orientação médica);
- Não fumar.