O título ou porcentagem em volume são modalidades de concentração de soluções, ou seja, formas de especificar a quantidade de soluto e solvente presente em uma determinada solução. Essas modalidades só são utilizadas quando estamos trabalhando com soluções nas quais tanto o soluto quanto o solvente apresentam-se no estado líquido ou no estado gasoso.
Um exemplo de solução que apresenta tanto o soluto quanto o solvente no estado líquido é a gasolina vendida nos postos de combustível. Nessa solução, a gasolina é o solvente, e o etanol é o soluto. Outro exemplo é o álcool hidratado que utilizamos em casa para limpeza, por exemplo. Nessa solução, o etanol é o solvente, e a água é o soluto.
Para determinar o título em volume de uma determinada solução, basta utilizar a seguinte expressão matemática:
T = V1
V
-
T = Título
-
V1 = Volume do soluto
-
V = Volume da solução
Sabe-se que o volume da solução é a somatória entre o volume do solvente (V2) e o volume do soluto (V1):
V = V2 + V1
Vale salientar que, quando trabalhamos o título em volume, não devemos levar em consideração esse dado porque, ao misturar dois materiais líquidos, não signifca que teremos como volume final a somatória dos dois volumes utilizados, pois pode ser que ocorra um aumento ou uma contração (diminuição) do volume.
A diminuição ou aumento no volume podem acontecer em razão das forças intermoleculares, que unem as moléculas de cada um dos líquidos presentes na solução. Quando misturamos água (moléculas unidas por ligações de hidrogênio) com acetona (moléculas unidas por forças dipolo permanente), por exemplo, entre as moléculas dessas substâncias surgem novas ligações de hidrogênio com uma organização diferente daquela das ligações de hidrogênio que haviam apenas entre as moléculas de água. É por isso que há variação no comportamento do volume.
Os volumes do soluto e solvente somente devem ser somados se o enunciado de um exercício pedir para que se desconsidere a variação do volume após a mistura.
Para calcular a porcentagem do volume, basta multiplicar o título encontrado por 100, segundo a seguinte expressão:
P = T. 100
Vamos agora acompanhar alguns exemplos que envolvem os cálculos de título ou porcentagem em volume.
1º) Sabe-se que um litro de vinagre (solução aquosa de ácido acético - C2H4O2) apresenta 55 mL de ácido acético. Calcule o título em volume e a porcentagem em volume do ácido acético no vinagre.
Dados do exercício:
Volume da solução = 1L ou 1000 mL
Volume do soluto = 55 mL
T = ?
P = ?
Para o título, basta utilizar a fórmula:
T = V1
V
T = 55
1000
T = 0,055
Para a porcentagem utilizamos:
P = T.100
P = 0,055. 100
P = 5,5%
Na solução, há apenas 5,5% de ácido acético.
2º) Uma solução foi preparada pela adição de 4 mL de álcool etílico em 96 mL de água. Calcule o título em volume e a porcentagem em volume. Despreze qualquer variação de volume que possa ter ocorrido.
Dados do exercício:
Volume do solvente = 96 mL
Volume do soluto = 4 mL
Como o exercício pediu para desprezar qualquer variação de volume, podemos realizar a soma e chegar ao volume da solução.
V = V2 + V1
V = 96 + 4
V = 100 mL
T = ?
P = ?
Para o título, basta utilizar a fórmula:
T = V1
V
T = 4
100
T = 0,04
Para a porcentagem utilizamos:
P = T.100
P = 0,04. 100
P = 4 %
Na solução, há apenas 4% de álcool etílico.
Por Me. Diogo Lopes Dias
Videoaula relacionada: