As funções nitrogenadas são aquelas que, além do carbono e do hidrogênio, possuem o elemento nitrogênio. Algumas também podem ter o oxigênio.
Os principais grupos funcionais que contêm o nitrogênio são:
* Aminas: compostos derivados da amônia (NH3) pela substituição de um ou mais hidrogênios por cadeias carbônicas. As aminas são muito usadas na produção de corantes, explosivos e certos tipos de sabão.
* Amidas: possuem o nitrogênio ligado diretamente ao grupo carbonila (N – C = O). As amidas são utilizadas na produção de medicamentos, fertilizantes e adubos; na alimentação do gado, em explosivos, resinas e polímeros, além das sínteses de outros compostos orgânicos.
* Isonitrilos: Os isonitrilos ou isocianetos são compostos que apresentam um radical orgânico R ligado ao grupo isocianeto (NC). São substâncias bastante tóxicas e de cheiro desagradável, porém são muito utilizadas em sínteses orgânicas.
* Nitrilas: As nitrilas ou cianetos são compostos que possuem o grupo CN. São substâncias muito tóxicas que já foram até mesmo usadas como venenos, mas também são utilizadas como solventes orgânicos para extração de pesticidas de plantas, sementes e produtos derivados da soja; além de serem matéria-prima para a fabricação de fibras têxteis e polímeros acrílicos.
* Nitrocompostos: Apresentam o grupo nitro (NO2) ligado a uma cadeia carbônica. O nitrobenzeno é o nitrocomposto aromático mais importante, sendo usado como solvente de substâncias orgânicas. Além disso, os nitrocompostos aromáticos são utilizados como explosivos, tais como a trinitroglicerina (TNG) e o 2,4,6-trinitrotolueno (TNT).
Conheças essas e outras funções nitrogenadas acessando os artigos listados nesta subseção. Bons estudos!
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química